Fundada em 2005, a Alfamotors é um dos maiores e mais profissionais fabricantes de pneus da China, com mais 500 variedades nas áreas de pneus radiais, pneus OTR e rodas de caminhão.
Através de esforços contínuos e progresso nas últimas décadas, a Alfamotors possui equipamentos avançados como a máquina de moldagem e outros equipamentos principais de produção que foram introduzidos pela PIRELLI.
Atualmente a Alfamotors fornece pneus para as principais fábricas de automóveis na China, e exporta grande volume para países da Europa, América, América Latina, África e Oriente Médio.
Descrição tipo de veiculo
Descrição largura do pneu
Descrição perfil do pneu
Descrição aro do pneu
Descrição índice de peso
Descrição índice de velocidade
Descrição modelo de desenho
Descrição medida
Existem basicamente 3 tipos de construção de pneus: Radial, Diagonal e Diagonal Cintado.
1 - Radial: São os melhores e mais modernos pneus do mercado. Possuem maior eficiência em termos de consumo de combustível, estabilidade, resistência contra perfuração e ao desgate. A designação “radial” refere-se à estrutura do pneu, que segue o sentido de raio da circunferência, e na banda de rodagem são compostos de cintas de aço e outros materiais (dependendo do tipo de pneu). Os pneus radiais compõem 99,9% dos pneus utilizados em veículos de passeio, pick-ups, SUVs e vans. Para identificar o tipo de pneu, confira a letra que vem descrita antes do aro (exemplo: 175/70R13), os pneus radias são representados pela letra “R".
2 - Diagonal: A tecnologia desse tipo de pneu é mais antiga, o que viabiliza um valor menor em comparação aos pneus radiais. São pneus muito utilizados em terrenos não pavimentados, pois possuem uma grande capacidade de resistência a cortes laterais. Sua estrutura segue o sentido diagonal em relação ao raio de circunferência. Os pneus diagonais são identificados por um traço ( - ) que vem descrito antes do aro (exemplo: 7.50-16).
3 - Diagonal Cintado: São pneus compostos de uma estrutura que combina alguns dos atributos dos pneus diagonais (lonas diagonais) e dos radiais (cinta na banda de rodagem). São muito utilizados em empilhadeiras industriais, máquinas florestais e outros serviços que requerem uma grande capacidade de resistência a cortes e impactos. Esses pneus são identificados por um traço ( - ), assim como os pneus diagonais não cintados (exemplo: 6.50-10). O que diferencia os pneus diagonais cintados é a informação constante, que vem descrita no costado do pneu, indicando a existência de cintas.
Sem Câmara (Tubeless, TL): Pneus que dispensam o uso de câmara de ar devido ao seu revestimento interno, que garante uma perfeita vedação do ar sob pressão. Atualmente todos os carros e caminhonetes utilizam esse tipo de pneu.
Com câmara (Tube Type, TT): Pneus que necessitam de câmara de ar devido à sua tecnologia mais antiga. Foram desenvolvidos para manter a pressão de enchimento do pneu e evitar sua deformação.
Vias pavimentadas: Pneus que proporcionam uma alta performance em vias pavimentadas, mas que também podem atuar em vias não pavimentadas.
Todo terreno (terreno misto): Pneus desenvolvidos com a proposta de um desempenho equilibrado entre vias pavimentadas e não pavimentadas.
Terra: Pneus desenvolvidos para uma melhor performance em vias não pavimentadas (terra, lama, pedras).
Direcional: Usado em vias pavimentadas, de preferência nos eixos direcionais e livres.
Tração: Usado em vias pavimentadas, de preferência nos eixos de tração.
Misto: Pneus desenvolvidos para uma melhor performance em vias não pavimentadas (terra, lama, pedras).
Letras Pretas: Nomenclatura da maioria dos pneus atuais, na qual as inscrições e os detalhes seguem a cor padrão dos pneus.
Letras Brancas: Normalmente usado em caminhonetes e utilitários esportivos, esses pneus contém alguns detalhes, como marca e modelo do pneu, destacados na lateral em letras brancas.
Faixa branca: Pneu que possui uma faixa branca em forma de anel que circunda o aro. Normalmente são encontrados equipando carros antigos.
Descrição desenho
A resistência ao rolamento é indicada através de uma escala de letras que vai de "A" (mais eficiente) a "G" (menos eficiente).
Este índice está relacionado ao consumo de combustível.
Um pneu, por exemplo, de grau "B" apresenta um consumo de combustível 1,5% menor que um pneu graduado como "C" (o que dá em média 60 litros de combustível ao final da vida útil do jogo de pneus).
A diferença de consumo entre um pneu grau "A" e outro de grau "G" chega a ser de 7,5%.
A letra D não é usada em pneus de passeio e camionete (ou seja: nesses casos, um pneu "E" é imediatamente inferior a um pneu "C").
Dica: Um pneu com pressão de calibragem abaixo da recomendada tem maior resistência ao rolamento e consequentemente maior consumo de combustível.
Índice apresentado em uma escala de letras, sendo "A" o de melhor desempenho e "F" o pior.
As classes D e G não são utilizadas para pneus de passeio e camionete.
Os pneus grau "A" são a referência para uma frenagem à 80Km/h em asfalto molhado. À medida que a distância de frenagem aumenta o índice também aumenta (veja o gráfico abaixo que representa as médias dessas distâncias, em metros).
* Cálculo médio com base na tabela de desaceleração da norma EC 1222/2009 utilizando a equação de Torricelli.
O critério de ruído externo é apresentado em forma gráfica através de ondas sonoras, seguido do número de decibéis.
Pneus mais silenciosos proporcionam maior conforto aos ouvidos dos passageiros do veículo.
O nível sonoro é medido em decibéis [dB] com escala logarítmica.
O nível que causa desconforto ao ouvido humano é de 80dB.
Na escala do selo:
O CONPET é um programa do Governo Federal, criado em 1991, por decreto presidencial, para promover o desenvolvimento de uma cultura anti-desperdício no uso dos recursos naturais não renováveis no Brasil, garantindo um país melhor para as gerações futuras.
Os principais objetivos do Programa são: racionalizar o consumo dos derivados do petróleo e do gás natural; reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera; promover a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico; e fornecer apoio técnico para o aumento da eficiência energética no uso final da energia.
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO - é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, e Comércio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).
OCP é o organismo certificado pelo INMETRO (laboratório) que executa os testes do representante legal da marca.
Pneu 205/60R16 92V DK558 - Alfamotors
Marca: Alfamotors
Modelo: DK558
Aro: 16
Índice de velocidade: V – 240km/h
Construção: Radial
Tipo: Uso sem câmara
Aplicação: Vias pavimentadas
Tipo de desenho: Simétrico
Lateral: Letras pretas